O ReUse By Ajuda de Mãe é um projeto de empreendedorismo de impacto social e ambiental, desenvolvido pelo Gabinete de Santarém da Ajuda de Mãe, com o objetivo central de integrar mães desempregadas na vida ativa.

Assenta no conceito de reutilização criativa com base no aproveitamento de desperdício têxtil, transformando-os em produtos sustentáveis e reutilizáveis, como toalhitas, sacos de diversos tamanhos, malas, entre outros.

O projeto foi criado com o objetivo de combater o isolamento social das mães desempregadas na região de Santarém, bem como contribuir para a diminuição do impacto ambiental através da criação de produtos reutilizáveis, elaborados a partir do reaproveitamento de desperdício têxtil doado por particulares ou empresas, como é o caso dos cantos de lençóis que uma empresa da zona norte nos faz chegar e que iriam para aterro, sendo aqui aproveitados para criar os nossos sacos, toalhitas, entre outros.

O ReUse By Ajuda de Mãe tem também produtos criados a partir de aproveitamento de vestuário doado que não consegue escoar para as famílias acompanhadas como, por exemplo, malas criadas a partir de calças de ganga.

As mães integradas no Atelier, localizado no antigo Presídio Militar de Santarém, num espaço cedido pelo Município, aprendem a costurar, partilham experiências e desenvolvem competências com vista à sua valorização pessoal, combatendo assim o isolamento social. 

Têm um papel ativo e dinâmico, seja com sugestões para novos produtos ou na interajuda entre mães mais capacitadas na aprendizagem e monitorização do trabalho das mães que iniciam o projeto. O lucro da venda dos produtos é distribuído pelas mães envolvidas no Atelier, contribuindo, assim, para melhorar as suas vidas e das suas famílias.

Desde o início do projeto já foram integradas 29 mães neste atelier, das quais 10 foram encaminhadas para novos empregos e 3 para formação profissional. Em 2020 foram aproveitados 61kg de tecidos provenientes de desperdício têxtil, na sua maioria novo, que teria como destino o aterro.

O objetivo central do projeto é integrar mães desempregadas na vida ativa. Assenta no conceito de reutilização criativa, com base no aproveitamento de desperdício têxtil, transformando-o em produtos sustentáveis e reutilizáveis