E se pudéssemos comprar todos os produtos que necessitamos para ter um estilo de vida mais saudável, num só site? Como podemos promover a circularidade da economia nacional? Como podemos agregar e ajudar os pequenos produtores, diminuindo o desperdício alimentar? Como podemos consumir de forma mais ecológica?

Estas foram as quatro perguntas que surgiram em fevereiro de 2021, em plena pandemia, no meio de uma conversa entre amigos. Cerca de um ano e meio mais tarde essas questões foram respondidas através da Ecobiozon.

A pandemia de COVID-19 em Portugal teve impactos, ainda hoje sentidos, de âmbito social, económico, cultural, político e ambiental. A paragem, ainda que forçada, convidou à reflexão sobre a nossa relação com a nossa saúde e sobre a nossa relação com o meio ambiente. Foi de uma dessas reflexões que a ideia de criar um espaço único e agregador de produtos naturais, ecológicos e biológicos surgiu e foi da posterior análise ao mercado nacional que se decidiu avançar.

Equipa Ecobiozon

A Ecobiozon tem a missão de promover um estilo de vida mais saudável e sustentável, e disponibiliza de forma intuitiva, segura e atrativa o acesso às várias áreas de uma economia mais ecológica e circular.

Apesar de estar orientada para uma área específica do mercado de retalho, a Ecobiozon apresenta já perto de centena e meia de lojas parceiras e mais de 16.000 ofertas de produtos e serviços distribuídos por oito categorias, refletindo a crescente produção e procura deste tipo de produtos no mercado nacional.

  • Produtos feitos por portugueses e para o mercado nacional é o que podemos encontrar em todo o Marketplace, em especial na categoria de Moda e Acessórios. Além de apresentar vestuário e calçado com o selo de sustentabilidade, é também possível encontrar lojas de venda de roupa em 2ª mão ou a localização de contentores ou lojas onde o consumidor pode doar o vestuário ou calçado que já não usa, apelando à circularidade da economia.
  • O Turismo, setor estruturante para a economia nacional, também não foi esquecido, apresentando a Ecobiozon nesta categoria um conjunto selecionado de destinos bastante acolhedores, com a garantia de que não ampliamos a nossa pegada ecológica sempre que vamos para fora, para o merecido descanso. Aqui podemos associar um conjunto de experiências, disponibilizadas na categoria agenda, como caminhadas, feiras ou formações.
  • Destaque também para as soluções verdes para a Habitação. De entre os produtos ecológicos para o jardim e hortas, assim como soluções energéticas e hídricas para o interior de casa, sobressaem os materiais de construção, em particular as tintas para as paredes, marcando uma oferta única nacional.
  • Ainda com produtos nas categorias de brinquedos, puericultura, papelaria e livraria, a Ecobiozon apresenta-se assim, de forma apaixonada, como meio de aproximar consumidores e produtores nacionais, fomentando a cooperação e a complementaridade, enquanto alicerces necessários à promoção da mudança nos hábitos e rotinas das pessoas, facilitando a transição para uma economia nacional mais ecológica e circular.

E relativamente à circularidade, quais são algumas das boas práticas da Ecobiozon? A equipa responde: “fomentamos a adoção de um consumo consciente e sustentável divulgando os produtos e serviços dos nossos parceiros; utilização de roupa em 2ª mão, móveis recuperados, soluções energéticas e de compostagem são alguns exemplos das práticas que defendemos”.

Por fim, a Ecobiozon também disponibiliza um espaço de partilha e divulgação de informação sobre sustentabilidade e economia circular. Aqui podemos encontrar dicas sobre como nos tornarmos mais saudáveis, economizando simultaneamente, ajudando-nos no necessário para mudarmos os nossos hábitos diários.

Não podemos mudar o mundo, mas se inspirarmos as pessoas que se cruzam connosco a contribuir para um planeta mais sustentável, o mundo MUDA

Ecobiozon

Website: https://www.ecobiozon.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/Ecobiozon
Instagram: https://www.instagram.com/ecobiozon/